Internet e o romantismo
O que falar sobre romance no século 20??
Resumindo, não temos romance no século 20, e sim a mídia social mexeu e revirou com toda essa perspectiva que temos sobre o romantismo.
Não vou generalizar todos os romances aqui nesse post, mas vi essa imagem exatamente no tiktok uma mídia social muito utilizada hoje em dia por jovens principalmente, e eu pensei “a mídia social matou o romance…faz sentido” até porque hoje em dia é difícil conhecer alguém por fora do Instagram, tiktok e etc.
Eu não quero chegar um dia nos meus filhos e eles me perguntarem “mãe na onde voce e o papai se conheceram?” e eu apenas dizer “pelo instagram”, logo eu que sou viciada e apaixonada em filmes antigos de romance, mas voltando ao assunto real, nós estamos muito conectados diaramente na internet, hoje por exemplo um tive uma conversa com um conhecido e alguns amigos, e ele me disse a seguinte frase “voces jovens hoje em dia não conseguem ficar 1h sem conversar um com outro e nao pegar no celular” e eu apenas concordei ate porque ele nao estava nem um pouco errado, ele tambem disse “é dificil pra vocês arrumarem uma conexão com alguém” ai essa frase me pegou.
O que exatamente a conexão tem a ver com a mídia social? Tudo. A questão é, se você demonstra muito é emocionado, se não demonstra nada você não quer nada, emocionando é um exemplo de palavra muito utilizado nas mídias sociais para se referir a alguém que é intenso, uma pessoa que realmente te quer e nunca quer te perder não te coloca em uma posição de perda, muitas vezes essas pessoas que pensam assim que correm atrás de quem querem e até se “humilham” por assim dizer, são taxados de emocionados. Isso mexe com a cabeça de qualquer um ela sempre pensa “será que eu tô me humilhando demais? Será que eu tô sendo muito carente? Será…” e a resposta pra isso tudo é, você PODE ser emocionado você PODE se humilhar e não ter nem um pouco de vergonha de admitir isso, a gente deve demonstrar isso tudo sem medo algum principalmente hoje em dia que as pessoas estão espalhando manuais de “como conquistar uma mulher/homem” “o que fazer e o que não fazer para seu ficante” gente??? Antigamente não existia nada disso e tudo era muito mais simples, se vocês forem perguntar para alguém próximo que não seja da nossa geração eles vão ter uma história de romance pra contar eles SEMPRE tem e eu acho isso o cúmulo do romantismo.
Minha mãe tinha uma fita cassete em casa muito antes de eu nascer com um vídeo no qual ela se declarava pro meu pai, os dois estão juntos até hoje. Se uma mulher se declara hoje em dia na internet vira um forno, até por que quem deve se impor primeiro são os homens, e sim! Eu não discordo disso os homens tem que ter iniciativa mas se nós mulheres não tivermos também o que será do relacionamento? Ele não é uma via de mão dupla? A mídia social está cada vez mais consumindo tudo e as pessoas estão se perdendo e deixando muitos amores futuros escaparem por bobeira, não conversam mais olhando no olho, as almas não se tocam mais, o que apenas se toca hoje em dia é a carne. O romantismo está a beira do precipício e tudo isso tem uma ponta da mídia social, claro nunca vai ser completamente culpa da internet pessoas também são complicadas, mas essas pessoas na maioria das vezes são levadas pela idealização de romance que a internet espalha atualmente.
No final das contas, amor sempre existiu e sempre vai existir, mas será que estamos deixando ele escapar por medo, orgulho ou simplesmente por estarmos distraídos demais? Talvez seja hora de olharmos menos para a tela e mais para os olhos uns dos outros. O romantismo não precisa morrer, mas pra isso, nós precisamos parar de seguir manuais e começar a seguir o coração.